O Pontão de Vila Baleira, Porto Santo

O Pontão de Vila Baleira, Porto Santo

O pontão de Vila Baleira domina a paisagem marítima e é um ícone desta cidade.

Não resisti a reservar algum tempo para vir fotografar o pontão durante a minha visita a Porto Santo. É agradavelmente kitsch.

Este pontão intrigou-me.

Imaginei histórias de navios que atracavam aqui e descarregavam toda a espécie de mercadorias. A entrada directa para a cidade e o fácil acesso à praia, facilitaria o desembarque de passageiros clandestinos e outros aventureiros que procurarariam o isolamento da ilha.

Tentei encontrar alguma informação sobre a história deste ponto de contacto com o mundo exterior mas estranhamente não encontrei nada.

A imaginação não se sentiu afetada por por essa falta de interesse do mundo só aguçou ainda mais a minha curiosidade.

Se algum dos leitores souber de alguma fonte informativa peço que me envie o respectivo link.

A nebulosidade característica destes arquipélagos fazia-se sentir nesse dia e ajudou a dar algum dramatismo às fotografias. Mais tarde, o acender das luzer ao final do dia acrescentou o toque final.

Esta estrutura, apontando para o mar de forma indelével é por si só uma metáfora da ilha servindo simultaneamente como rampa de lançamento para o exterior mas também facilitando a entrada para terra firme.

Ao cair da tarde aproximaram-se os casais e grupos de amigos para passear no pontão.

Na sua maioria pareciam habitantes da ilha e por isso esperava ver caras mais inexpressívas mas fiquei admirado ao ver que este passeio ainda lhes fazia espanto e olhares curiosos vasculhando o fundo deste mar arenoso com a esperança infantil de ver algum habitante do oceano.

Sinal de que este cenário nunca se repete.

Quando a noite finalmente se instalou, vi que eu era o único no pontão. Os pescadores, os namorados e os amigos já tinham regressado, era hora de eu fazer o mesmo.

Foi um excelente momento.

David Monteiro

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: