Caminhada Minas de São Domingos ao Pomarão

Caminhada Mina de São Domingos ao Pomarão

Ao rever fotografias antigas deparei-me com a pasta onde estão as fotografias de uma caminhada feita em 2007, Minas de São Domingos ao Pomarão antecedida caminhada até ao Caminho de La Pasada de Las Piedras … uns míseros 42Km caminhados nesse dia.

Como podem reparar, ou simplesmente não conseguir ignorar, as fotografias foram feitas com uma maquineta qualquer, com a tecnlologia da altura e sem qualquer pretensão.

Não me recordo de todos os pormenores de nasceu a ideia mas o certo é que foi resultado de uma brincadeira do género “ E se … ?”.

Devíamos estar a falar do percurso que liga Minas de São Domingos ao Pomarão pela antiga linha de comboio e que tem cerca de 20Km.

Seguramente alguém deve ter dito que “isso é para meninos” … a conversa descambou e acabei por dizer “se querem andar mais, também não seja por isso que sei um local interessante que podemos ir … só há que acordar cedo porque o dia vai ser longo”.

Fui agora ver o registo do GPS para ver se marcava a hora de início e final mas nada disso, ainda estávamos no tempo da pedra lascada e muita sorte já tínhamos de ter GPS.

Porém, se a memória não me falha, devemos ter começado às 7h da manhã e não éramos mais que meia dúzia de caminheiros.

Começámos por ir para norte para depois voltar a Mina de São Domingos e apanhar o resto do grupo que iria até ao Pomarão.

Nesta primeira parte do percurso fizemos sensivelmente 22Km com muito vigor. Este era o grupo melhor preparado e por isso o mais rápido.

No regresso a Mina de São Domingos encontrámos o resto da comitiva de caminheiros que nos aguardava no centro da aldeia para seguirmos caminho.

Naturalmente que havia quem estivesse incrédulo se ainda iriamos caminhar até ao Pomarão. Essa admiração ainda adicionou mais entusiasmo ao grupo, como se disso houvesse falta.

O caminho Minas de São Domingos ao Pomarão pela antiga linha férrea é um clássico dos percursos pedestres do nosso país.

São cerca de 20Km em que atravessamos as antigas instalações de exploração mineira, zona de fornos, cortas e o caminho-de-ferro em si que, se não estou errado (corrijam-me sff se for o caso) terá sido a segunda linha férrea montada em Portugal.

Pode aceder aqui a um Mapa Turístico das Minas de São Domingos.

Há muito que o dito caminho-de-ferro foi desmontado e as pontes destruídas.

São 22 pontes, ou número parecido, e 4 túneis, se a memória não me falha.

É uma aventura muito engraçada que envolve descer aos pequenos riachos que as pontes atravessavam e passar pelos túneis que são hoje a casa de morcegos e criaturas imaginárias. Em alguns destes túneis chega a ser necessário acender as lanternas ou frontais.

Claro que no fim desta caminhada, já com 42Km andados, estávamos exaustos e com uma fome de comer este mundo e o outro.

Alguns companheiros fizeram o favor de nos ir buscar ao Pomarão e o repasto foi na Moreanes no Restaurante Alentejo que não nos defraudou as expectativas.

Ao voltar a ver estas fotografias vivi outra vez um pouco desta aventura e aproveitar para dar um jeito nas fotografias.

Deixo alguns sites para visitarem:

Roteiro das Minas – As Minas de São Domingos 

Fundação Serrão Martins 

Documentário Minas de São Domingos 

Divirtam-se.

David Monteiro

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: